
A Trajetória do Professor e Gestor Ambiental
Marconis Trajano
Quais são as atribuições do Gestor Ambiental?



O Gestor Ambiental é o profissional que provê a boa relação do homem com o meio ambiente. Tem sua formação, bacharelado e tecnológico, na área de humanas. Este profissional busca desenvolver mecanismos que minimizem os impactos ambientais das ações antrópicas. Com capacidade de gerência, planejamento, elaboração de políticas públicas e procedimentos de remediação, está apto para atuar em consultoria, assessoria e assistência, educação ambiental e recuperação de área degradadas.
O consumo desenfreado da sociedade contemporânea levou à necessidade de repensar a relação entre homem e meio ambiente. Nesse sentido, atribuindo na competência do gestor ambiental conciliar economia, meio ambiente e sociedade. Isso quer dizer que o profissional deve assegurar a manutenção do poder econômico das empresas e, simultaneamente, a exploração racional dos recursos naturais, garantindo os bens da natureza para as gerações atuais e futuras.

Quero contribuir...
Me coloco a disposição…
Estou disposto a lutar e a receber novas ideias…
E construir juntos, uma Cachoeiras Humana, Eficiente, Sustentável e Inteligente!!!
Não basta sonhar, tem que ter ATITUDE!!!

Fundador e Idealizador da Rádio Desperta FM
A Instituição Desperta FM foi idealizada com objetivos de:
a) Democratizar os meios de comunicações através das ações culturais, esportivas e ambientais, mantendo a população cachoeirense, cientes e atualizados dos acontecimentos em nossa Cidade.
b) Sensibilizar e mobilizar os jovens, os professores, a população e as atuais e futuras gerações, a participar no engajamento das Políticas Públicas Ambientais, almejando um Sonho de Infância, que existe em cada cidadão cachoeirense, que é a Despoluição do Rio Macacu.
c) Desenvolver Projetos e Campanhas através da Educação Socioambiental em defesa da Preservação do Meio Ambiente e suas Biodiversidades, e da nossa maior riqueza os nossos Recursos Hídricos.
d) Implantar a Coleta Seletiva no município, de porta em porta, através do fortalecimento do Movimento dos Catadores de Materias Recicláveis, visando geração de emprego e renda.
Fundador e Idealizador da Instituição Recivida
A Instituição Recivida foi idealizada com objetivos de:
1) Promover a inclusão social das famílias carentes, através do trabalho coletivo e contribuir com a sociedade na retirada do lixo selecionado, em pró da conservação e manutenção dos recursos hídricos e da biodiversidade encontrada em nosso município.
2)Gerar empregos e rendas com inclusão social, para as comunidades mais carentes do nosso município.
3) Implantar a Coleta Seletiva, de porta em porta, atendendo a toda sociedade.


Idealizador do Projeto de Lei 1.681 de 29 julho de 2007.
Que instituiu a Educação Ambiental nas Escolas de Cachoeiras de Macacu E foi referência no Estado do Rio de Janeiro.
Valendo ressaltar que essa Lei, é a que norteia a Política Pública Municipal de Educação Ambiental para a Preservação da nossa Natureza, com as suas biodiversidades e os seus recursos hídricos. Objetivando o desenvolvimento das habilidades; critícas e transformadoras, modificando as atitudes em relação ao meio, para entender e apreciar as inter-relações entre os seres humanos, suas culturas e seus meios biofísicos.
Ex-Representante das Cidades Metropolitanas, na Conferência Nacional das Cidades, em 2006. Com a missão de defender a Preservação dos Recursos Hídricos da nossa região e da Despoluição do Rio Macacu.


Ex-Conselheiro Tutelar e Presidente do Conselho Tutelar
Em Cachoeiras de Macacu

O COMMA - Conselho Municipal de Meio Ambiente de Cachoeiras de Macacu em conformidade com a Lei Municipal 1.599/05, me conferiu o Prêmio Defensor das Águas do Macacu, pelo meu engajamento na defesa das Águas de Macacu.



*** O Interessante é que as duas Instituições Fundadas e Idealizadas pelo Gestor Ambiental Marconis Trajano, também receberam Prêmios de Defensores das Águas de Macacu, em datas diferentes. Devido aos engajamentos através de Campanhas de sensibilização e mobilização dos jovens, professores, ambientalistas e sociedade cachoeirense, na luta em Defesa da Preservação dos Recursos Hídricos da nossa região, e principalmente, referente a Despoluição do Rio Macacu.

Atuei em vários Conselhos Municipais, como membro ativo e questionador. Sempre buscando melhoria para a sociedade e apresentando sugestões e projetos eficientes.
*** Conselho Comunitário de Segurança
*** Conselho das Cidades
*** Conselho de Educação
*** Conselho de Turismo
*** Conselho de Meio Ambiente

Participei na Coordenação da
Construção do Plano Diretor
Uma construção participativa e democrática, onde o cidadão tem a oportunidade de desenhar a Cidade dos seus sonhos, ou seja, a Cidade que queremos, viver, morar e criar os nossos filhos e netos.
Foi muito gratificante, ajudar a coordenar e participar de várias Audiências Públicas, principalmente, olhar nos olhos das pessoas e perceber a alegria de poder dizer e explanar, o desejo de reconstruir a sua cidade. Uma Cidade digna, humana, eficiente, sustentável e inteligente...
Durante o Colegial, no Colégio Estadual Maria Zulmira Tôrres estive Lider e Presidente do Grêmio Estudantil Unijovem .
Um momento muito interessante e delicado, pois, ainda adolescente, a frente de uma liderança de Classe Estudantil. Quando adolescente, achamos que podemos fazer tudo, ou seja, tudo é permitido aparentemente. Mas, com o apoio dos amigos conseguimos alçar grandes conquistas, uma delas foi lutar para transformar a Categoria de Escola Maria Zulmira Tôrres para Colégio Estudual Maria Zulmira Torres. Depois de muitas reuniões e lutas conseguimos. Mas, conseguimos por que tinhamos excelentes e eficientes Professores, que partiram através do destino da vida, outros graças ao Bom Deus Pai, continuam entre nós, ajudando a construir novos caminhos de luz. Entre os saudosos, não podemos esquecer dos Professores e Professoras que marcaram para sempre os nossos aprendizados no Ensino Médio: as Professoras Maria Antonia, Márcia, Rosires e outras, e o inesquecível Professor Neylon, um otimista genioso, no seu mundo todas as idéias e sonhos eram possíveis de construir e concretizar, tanto que Idealizou um Projeto de extrema necessidade para a melhoria na qualidade vida de toda a sociedade. O Projeto Educação & Saúde.


Nas maiores Passeatas Estudantil em Cachoeiras de Macacu, eu estava lá como Lider e Coordenador.
*** A primeira em defesa da qualidade de vida e segurança pública.
*** A segunda em defesa da Preservação do Meio Ambiente.

Passeata Estudantil em Cachoeiras
Mais segurança para a sociedade e para a juventude cachoeirense
Primeira Passeata Estudantil em Cachoeiras de Macacu, após 64, em 1987. O movimento foi organizado pelo Líder Estudantil Marconis Trajano, através do Grêmio Estudantil Unijovem (G.E.U), e teve como objetivo cobrar das Autoridades Públicas e Municipais, mais segurança para a sociedade e para a juventude cachoeirense.
Link da matéria completa
Passeata Estudantil em Cachoeiras
Em Defesa da Preservação do Meio Ambiente
A segunda caminhada contou com a participação dos alunos das Escolas Municipais, Estaduais e Particulares. Teve um público de aproximadamente, 1.100 alunos, segundo informação da Guarda Municipal. Em 2007.
Participei na Coordenação da
Construção da Agenda 21
Uma construção participativa e democrática, onde o cidadão tem a oportunidade de desenhar a Cidade dos seus sonhos, ou seja, a Cidade que queremos, viver, morar e criar os nossos filhos e netos.

Link da matéria completa
POLÊMICA NA BEIRA DO RIO.
Cortar ou não cortar eis a questão.
Estas árvores existentes na beira do Rio Macacu, na Rua Nicomedes Arruda, são da espécie Ficus Elástica, mais conhecida como “Falsa-Seringueira” ou “Árvore de Borracha”, é uma espécie perene e não é brasileira, quando cortada derrama um látex branco e tóxico, que foi muito utilizado como matéria-prima na fabricação de borracha, evidente que sem as qualidades e propriedades da Seringueira.

Link da matéria completa
Campanha
Despoluição do Rio Macacu
Um Sonho de Infância
Um sonho almejado por toda a Sociedade Cachoeirense
